fbpx

Flores comestíveis: beleza que vai à mesa

Já pensou em cultivar uma horta de flores comestíveis? A princípio pode até soar estranho, mas as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), grupo do qual as flores comestíveis fazem parte, estão cada vez mais ganhando destaque nas refeições dos brasileiros. E a explicação para isso é simples: está no aumento da procura pelo consumo de alimentos naturais, orgânicos e saudáveis.

E as flores comestíveis não estão somente presentes na decoração dos pratos ou de bolos. Desde a entrada, passando pelo prato principal, chegando até a sobremesa ou mesmo nas bebidas, o fato é que compõem diversas receitas, deixando-as nutritivas, garantindo um cardápio variado e promovendo a saúde e o bem-estar.

Frescas, recheadas, empanadas, cristalizadas, elas fazem parte de pratos frios ou quentes, como salada, canapé, macarrão, omelete, arroz, feijão, panqueca, sopa, chá, sanduíche, geleia, torta de frutas e muitos outros.

Posso comer qualquer flor?

Mas claro, nem todas as flores são comestíveis. Algumas são tóxicas e podem provocar alergias e vômitos.

E mesmo as espécies já identificadas como próprias para o consumo, só podem ser ingeridas se tiverem sido cultivadas para esse fim, em sistemas agroecológicos, ou seja, sem agrotóxicos ou fertilizantes químicos. Nada de ingerir aquelas que vêm da floricultura!

Por isso, cultivá-las em casa é uma boa ideia. E para já começar agora, baixe a cartilha de flores comestíveis desenvolvida pela Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais). Nela você fica sabendo quais espécies podem ser consumidas, como devem ser ingeridas e em quais pratos.

De olho nessa tendência e para promover uma vida mais saudável aos moradores, a Realiza oferece no Grand Tropical Ribeirão, seu primeiro empreendimento em Ribeirão Preto/SP, um espaço exclusivo para o plantio da horta de flores comestíveis. Para saber tudo sobre este condomínio clube com muito verde, lazer e qualidade de vida, clique aqui.

A Realiza traz sempre muitas inovações e diferenciais em seus empreendimentos. Acesse nosso site e confira!

Pesquise no blog

Assuntos pro Categorias

Posts Populares

Decore sua varanda gourmet com as dicas da Designer de Interiores Juliana Monteiro