fbpx

Etapas de um empreendimento imobiliário

Há 40 anos, nossa missão é realizar o sonho que toda família tem: de morar bem, no que é seu, com qualidade de vida. Falando assim, em poucas palavras, pode até parecer simples. Mas não é.

Muito antes da tão desejada entrega das chaves, acontecem várias etapas, que exigem estudo, planejamento e acompanhamento. São diversos profissionais dedicados e comprometidos nesse longo processo. Tudo para que a execução e o resultado final não só atendam, mas também superem as expectativas.

Por que cada novo projeto é desafiador?

Por mais que se saiba as etapas a serem seguidas, cada um tem as suas particularidades. Cada empreendimento é único. E desenvolvido para famílias diferentes, em localizações também diferentes. O que não muda, com certeza, é o compromisso em fazer sempre mais e melhor, transformando a motivação de cada desafio, em sonho realizado.

Quais são as etapas de um empreendimento imobiliário?

1. Estudo da área

Ao chegar uma proposta de área a ser adquirida pela construtora, é feito um estudo de viabilidade. São analisados pelo engenheiro responsável, os seguintes fatores:

– Localização: vizinhança e potencial da região

– Leis do município: para saber o que pode ou não ser construído naquela área

– Potencial para comportar um empreendimento Realiza

– Retorno sobre o investimento

– Existência de pendências jurídicas na área

– Potencial de vendas e de público

A avaliação criteriosa da área é fundamental para o sucesso do empreendimento.

2. Aquisição da área

Caso o estudo realizado seja favorável, é feita a aquisição da área pela construtora. Os contratos são assinados e, no cartório de registro de imóveis da cidade, é solicitada a transferência do terreno para o nome da construtora.

3. Regularização do terreno

Nesta etapa é feita a regularização do terreno de acordo com as particularidades de cada área. O terreno pode necessitar de remembramento das matrículas, desmembramento ou retificação de área. Após regularizado o terreno, é hora de iniciar o desenvolvimento do projeto arquitetônico legal.

4. Desenvolvimento dos projetos

Chegou o momento de definir como será o empreendimento.

São criadas as plantas baixas das unidades e das áreas comuns (lazer e portaria), fachada da casa ou do prédio, implantação (definindo onde fica cada espaço dentro da área).

Além dos projetos arquitetônicos, são feitos também os projetos de iluminação, hidráulico, elétrico, estrutural, fundação, paisagismo, drenagem, pavimentação, terraplanagem, dentre outros, específicos de cada empreendimento.

5. Planejamento da obra

Com os projetos prontos, é realizado o planejamento de custos de obra. São feitos todos os orçamentos, para oferecer um empreendimento de qualidade, sem extrapolar o valor que pode ser gasto durante e construção.

Caso necessário, os projetos apresentados são ajustados, para que se alcance o melhor custo-benefício dentro do previsto para a obra.

6. Aprovação da prefeitura

O engenheiro responsável apresenta o projeto na prefeitura. Caso seja aprovado, é hora de obter no cartório o registro da incorporação, para que o empreendimento possa ser comercializado.

Se forem solicitadas alterações no projeto, arquitetos e engenheiros sentam novamente, para fazerem as adequações necessárias, dentro do orçamento previsto. Depois, o projeto é novamente apresentado na prefeitura.

7. Contratação com o banco financiador

Nessa etapa, os projetos são analisados e aprovados pelo banco financiador. 

8. Stand de vendas e decorado

Após as aprovações na prefeitura e no cartório, a unidade decorada é construída e o stand de vendas preparado, para que possa receber a equipe de vendas e os clientes com conforto.

Todo o material de marketing para divulgação do empreendimento também é desenvolvido e produzido nessa etapa.

Imagem do decorado do Premiere Harmonia, lançado em Anápolis/GO em maio de 2021.

9. Treinamento comercial

Com o registro da incorporação em mãos, o empreendimento pode ser comercializado e, portanto, é apresentado aos corretores. Eles são treinados e recebem os materiais de divulgação necessários para começar a vender.

10. Lançamento do empreendimento

Um dos momentos mais esperados é o lançamento do empreendimento. Com a abertura das vendas, os clientes podem visitar a unidade decorada e finalmente realizar o sonho de conquistar um imóvel próprio.

11. Início da obra

Logo que o empreendimento é lançado, a área já começa a ser preparada: é feita a sua limpeza, terraplanagem e os tapumes são colocados.

12. Execução da obra

É nessa etapa que o empreendimento ganha forma e, por isso, o acompanhamento é constante. A mão de obra especializada trabalha a todo vapor, com a supervisão de engenheiros e do departamento de qualidade, para que os padrões e processos sejam seguidos e garantidos.

Afinal, a entrega precisa ser feita dentro do prazo estabelecido e conforme as especificações acordadas em contrato.

Nosso sistema construtivo é moderno e sustentável.

13. Entrega das unidades

Antes da entrega das chaves, o engenheiro responsável pela obra faz um check-list técnico em cada unidade. Somente com o seu aval, é que o cliente é chamado para receber o imóvel e também fazer o seu check-list.

É tudo feito com muito carinho e cuidado para que o cliente fique satisfeito nesse marco tão importante na sua vida, que é a conquista do imóvel próprio.

14. Pós-obra

Após a entrega do empreendimento, a Realiza disponibiliza alguns canais de comunicação para o atendimento pós-obra, como e-mail, whatsapp e o 0800. Assim, caso o cliente precise abrir um chamado, basta escolher um desses canais. Com a solicitação aberta, é enviado um técnico ao local para avaliar se ela é procedente ou não, de acordo com a tabela de garantia presente no Manual do Proprietário, que é entregue junto com as chaves. Caso a solicitação seja procedente, é agendado um horário com a nossa equipe de pós-obra para fazer o reparo.

Gostou de conhecer as etapas de um empreendimento imobiliário? Com certeza, você vai gostar mais ainda de morar no que é seu! Conheça nossos empreendimentos, faça uma simulação on-line e conquiste seu imóvel próprio!

Pesquise no blog

Assuntos pro Categorias

Posts Populares

Lançamento em Ribeirão Preto: conheça o Grand Tropical Ribeirão