fbpx

Conheça o Sistema de Gestão da Qualidade da Realiza Construtora

A qualidade na construção civil vai muito além do que você vê. Para que seja entregue um imóvel de excelência, com acabamentos e materiais de qualidade, muitos processos acontecem, desde a concepção do projeto até a finalização da obra.

Assim, o setor da qualidade está presente em diversos departamentos, como projetos, suprimentos, comercial, recursos humanos e, claro, em todas as áreas dos canteiros de obras.

Como o “fazer mais e melhor” sempre esteve em seu DNA desde a sua fundação, em 1981, ao longo do tempo a Realiza foi se tornando conhecida no mercado justamente pela qualidade dos seus empreendimentos.

E para fortalecer ainda mais a credibilidade junto aos seus clientes e firmar o seu compromisso em oferecer produtos de excelência, a construtora buscou se certificar em programas de qualidade. Dessa forma, desde 2005, a Realiza possui duas certificações: ISO 9001 2015 e SiAC PBQP-H 2018.

A ISO 9001 é uma norma internacional voltada para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em empresas de diversos segmentos, buscando a melhoria contínua e a satisfação dos clientes. Já o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), é um regimento nacional específico para o setor da construção civil, visando a melhoria da qualidade nas habitações e a modernização produtiva do setor.

Para atender as exigências e requisitos dessas normas, a Realiza utiliza o Sistema de Gestão da Qualidade tanto nos canteiros de obras, quanto no escritório central da construtora.

Nos canteiros de obras funciona assim: cada obra tem um responsável pela qualidade, que orienta toda a equipe através das documentações do SGQ, passando as instruções de trabalho e os requisitos normativos que devem ser aplicados no dia a dia da obra. O responsável pela qualidade também vistoria se todos os requisitos estão sendo cumpridos. E, mensalmente, a Coordenação da Qualidade realiza auditorias para verificar o funcionamento dos setores da obra, como almoxarifado, segurança do trabalho, recursos humanos e, principalmente, a execução e conferência dos serviços.

Assim, vários aspectos são frequentemente verificados e analisados para se alcançar a qualidade em tudo o que está sendo feito. Dentre eles, pode-se destacar: a contratação de mão de obra qualificada, o controle sobre os serviços realizados, a verificação da utilização de equipamentos conformes, a conferência em relação ao recebimento e armazenamento para se garantir a qualidade dos materiais, etc.

O Sistema de Gestão da Qualidade também controla as documentações legais necessárias para a realização da obra, como alvará, licença ambiental, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de execução de obra, PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), dentre outros. Afinal, tudo tem que estar dentro das normas e legislações vigentes para assegurar uma melhor qualidade.

Já no escritório central, o SGQ é aplicado nos seguintes departamentos: projetos, suprimentos, comercial, recursos humanos, além da própria qualidade. Isso porque os projetos precisam atender aos requisitos normativos, os materiais devem ser comprados de fornecedores qualificados conforme solicitação da obra, as contratações têm que atender as exigências mínimas para o cargo, os contratos e a resposta do comercial aos clientes precisam ser feitos de forma correta, dentre outros processos.

Com isso, os objetivos da empresa são analisados através de indicadores e é possível verificar se as metas foram alcançadas e, principalmente, se as expectativas dos clientes estão sendo atendidas.

Portanto, mais que ter essas certificações, o grande desafio é aplicá-las e mantê-las. Para isso, são feitas auditorias frequentes pelos órgãos competentes.

Continuar certificada por tanto tempo comprova que a preocupação e a dedicação da Realiza vai além dos seus controles internos e processos produtivos, mas também se faz presente no comprometimento com a promoção do bem-estar dos clientes, oferecendo produtos de qualidade e se preocupando com a sociedade e o meio ambiente.

Que tal conferir tudo isso de perto? Conheça aqui os nossos empreendimentos.

Pesquise no blog

Assuntos pro Categorias

Posts Populares

Lançamento em Ribeirão Preto: conheça o Grand Tropical Ribeirão