fbpx

10 maneiras práticas de usar vinagre na limpeza

Praticidade para higienizar a casa é fundamental, principalmente nos dias de hoje, em que o tempo parece voar. Por isso, é preciso usar alguns truques na hora da limpeza e manutenção dos ambientes e roupas, para dar conta de tudo. É aí que entra o vinagre, que além de temperar saladas ou preparar alimentos, também é um grande aliado para realizar essas tarefas domésticas. Mas somente o branco e o de álcool são recomendados para deixar tudo bem limpo.

Confira como facilitar – e muito – o seu dia a dia:

1. Panelas

Para remover os alimentos que ficam grudados no fundo, leve a panela ao fogo com água e 4 colheres de vinagre. Depois de ferver, espere esfriar para lavar de novo.

2. Fogão

Retire o excesso de gordura com papel absorvente e espalhe um pouco de vinagre sobre a superfície do fogão. Deixe agir por 15 minutos e use sabão neutro e uma esponja não abrasiva para finalizar a limpeza.

3. Geladeira

Por ter efeito desengordurante, o vinagre pode ser usado à vontade na hora de limpar a geladeira – e até o micro-ondas.

4. Vidro

Misture 2 colheres de sopa de vinagre branco em 2 litros de água morna. Borrife no vidro e seque com um pano que não solte fios.

5. Tapete

Remova manchas de tapetes e carpetes com 1 medida de vinagre, 1 medida de água morna e um pouco de bicarbonato por cima. Espere agir por 10 minutos e escove.

6. Banheiro

Remova a sujeira dos rejuntes do banheiro aplicando uma boa quantidade de vinagre com a ajuda de uma escova de dentes velha. Deixe agir por duas horas e depois lave com água e sabão.

7. Mancha de Suor

Faça uma pasta de vinagre branco com bicarbonato de sódio e esfregue colarinhos e axilas. Espere cerca de 15 minutos e lave a roupa como de costume.

8. Mancha de Café

Esfregue a área manchada com vinagre branco e deixe agir por 5 a 10 minutos. Depois é só lavar a peça.

9. Odor dos Ralos

Elimine o mau cheiro cobrindo o ralo com a seguinte mistura: 1/4 de xícara de chá de bicarbonato de sódio e ½ xícara de chá de vinagre branco. Deixe agir por alguns minutos e enxague com água quente em abundância.

10. Odor de Urina de Pet

O vinagre branco puro é um ótimo removedor. Seque o local a ser limpo com papel toalha e limpe com um pano embebido em uma solução com 2/3 de água morna e 1/3 de vinagre. Aplique um pouco do produto puro sobre a área para finalizar e deixe secar naturalmente.

Gostou das dicas? Então fique ligado, porque em breve traremos outros truques práticos para te ajudar a deixar tudo sempre limpo. Aguarde!

Fonte: revista.zapimoveis.com.br e tuacasa.com.br

Pesquise no blog

Assuntos pro Categorias

Posts Populares

Programa Casa Verde e Amarela: 4 benefícios para conquistar seu imóvel